Reflexão 2

     Segunda reunião geral grupo PIBID, Subprojeto Letras-Português UFAL

     A reunião aconteceu no dia 02/12/2020 e contou com a presença dos coordenadores professor Dr. Luiz Fernando Gomes e professora Dra. Andréa S. Pereira e das professoras supervisoras Mitia R. S. Costa, Maria S. H. Assunção e Mércia I. S. Lima, além dos alunos participantes do Subprojeto Letras-Português UFAL.

     O encontro teve como objetivo tirar dúvidas e estabelecer alguns comunicados acerca da proposta do projeto. Os alunos tiveram a oportunidade de sanar as dúvidas sobre o funcionamento do trabalho a ser realizado. O coordenador Fernando fez algumas considerações aos alunos e supervisores.

  •  Dedicar algumas horas semanais ao PIBID - distribuídas em realização do trabalho junto às supervisoras e participação das reuniões semanais e quinzenais.
  • Criar um blog.
  • Produzir reflexões sobre as atividades realizadas. (postar no blog).
  • Ler os textos sugeridos pelos coordenadores e supervisores.
  • Auxiliar na efetivação de projetos que visem a expansão do ato de ler e acesso aos livros.

     Durante a reunião, o coordenador mostrou exemplos de como construir os diários reflexivos. Também apresentou o site “O código literário”, que contém livros disponíveis para leitura. Exibiu um projeto em que códigos QR são disponibilizados em vários locais e as pessoas podem acessar e encontrar livros gratuitos.

    

     Seguindo essa linha, a coordenadora Andréa fez ponderações pertinentes sobre a nossa abordagem esperada para o projeto.

     A primeira foi estipular o trabalho na perspectiva dos letramentos como centro norteador para a produção das atividades. Também abordou brevemente a questão da Língua como forma do sujeito se posicionar social e politicamente. Ademais, discutiu rapidamente sobre a concepção de Língua/Linguagem: A língua intrinsicamente heterogênea (FARACO, Carlos Alberto). Por fim, citou a obra “Norma culta brasileira: desatando alguns nós”, de Faraco, para problematizar a visão da escola de língua como apenas gramática.

Comentários

Postagens mais visitadas