Reflexão 7

    Quinta reunião geral grupo PIBID, Subprojeto Letras-Português UFAL    

    A reunião aconteceu no dia 20/01/2021 e contou com a presença dos coordenadores, das supervisoras e dos alunos do programa.

    Foram apresentados mais alguns trabalhos (resenha em vídeo da obra "O filho de mil homens").

  Ademais, foi abordada a questão dos Letramentos. Marcando nossa perspectiva de trabalho na concepção da língua/linguagem como heterogênea.

Desse modo, foi trabalhado os Letramentos sociais, por Brian Street.

  • método ideológico que trabalha práticas sociais especificas de escrita e leitura e não genéricas.
  • língua como entidade ideológica. Logo, política e social. Ou seja, quem adere a esse modelo deve reconhecer a importância social das obras para os determinados grupos.
    Além disso, (FRITZEN, 2012; FINO, C. 2008) foram utilizados para abordar o tema da Etnografia Educacional. É necessário traçar um perfil, descrever, quem são aqueles alunos, aquela turma, aquela escola, aquele bairro, o que acontece de fato naquele ambiente com um todo. É preciso entender que a escola está para além dos muros do prédio. Essa prática ajuda a entender o ponto de vista do aluno.

   A atividade proposta foi assistir ao filme Xingu e relatar etnograficamente como as culturas são conectadas, abordadas, apresentadas na obra.

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