Reflexão 5
Terceira reunião geral grupo PIBID, Subprojeto Letras-Português UFAL
A reunião aconteceu no dia 09/12/2020 e contou com a
presença dos coordenadores, das supervisoras e dos alunos do programa.
Na reunião, foi ressaltada a importância de trabalhar em
conjunto com as supervisoras para produzir formas de unir a universidade/ciência
com práticas escolares efetivamente. Ou seja, união da teoria com a prática. Uma
real extensão universitária.
Além disso, a literatura canonizada foi um tema discutido na
reunião. A problemática de ler literatura cânone e interpretar aquele texto como
se fosse contemporâneo. Essa é uma dificuldade de trabalhar literatura clássica
na escola, pois os alunos, muitas vezes, não vivem aquela realidade abordada no
livro. Assim, não gera engajamento, não gera comoção ou interesse por parte dos
educandos porque eles não se veem naqueles universos.
Ademais, foi discutido brevemente o tema da "fetichização" dos
livros. Prática que pode gerar afastamento da leitura pelas pessoas, tornando
muito mais importante ter o livro em casa do que de fato lê-lo.
Por fim, foi proposto um exercício de leitura e produção de
resenha em vídeo da obra “O filho de mil homens”, do escritor Valter Hugo Mãe. A
obra foi escolhida justamente para evitar o afastamento da literatura atual e não
deixar apenas em evidência os cânones.
Comentários
Postar um comentário