Reflexão 14
Após quase completar 2 anos inserido no contexto universitário, realmente me vejo mais inclinado a uma vertente de pesquisa. Confesso que, no primeiro semestre de 2019, eu não tinha absoluta ideia do que queria estudar, pesquisar, aprofundar e a que dedicar meu tempo.
Linguística, Literatura, Análise do Discurso e Educação são as áreas, de modo geral, que eu tive contato. Ironicamente, Literatura foi a que menos me gerou interesse. Digo ironicamente porque livros e leitura são umas das paixões que eu tenho na minha, não que as outras áreas não precisem disse, mas vocês entendem o que eu quero dizer, né?
No primeiro semestre de 2019, Análise do Discurso foi a disciplina que eu mais gostei de estudar. Michel Pêcheux e Eni Orlandi, somados ao professor Helson Sobrinho foram os responsáveis pelo meu conhecimento a respeito da construção do discurso e da interpretação.
No segundo semestre de 2019, por meio da disciplina Teoria Linguística 2, começo a me interessar um pouco mais pelos estudos linguísticos e pelas discussões envolta da concepção de língua/linguagem.
Em 2020, dentro do período pandêmico, que, aliás, ainda estamos lidando com a situação, tive contato com a disciplina Didática. Foi adorável. Conhecer didática, compreender a educação brasileira, suas particularidades, seus desafios, suas dificuldades, tudo isso foi de grande contribuição para a minha formação como professor.
Esse período, 1º semestre de 2021, me fez despertar ainda mais interesse pela área da linguística, particularmente linguística aplicada e os estudos de letramentos, multimodalidade, gêneros discursivos e afins.
Enfim, parece que me encaminho para seguir essa área. Só o tempo dirá.
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