Reflexão 21
Nos dias 30 e 31 de março de 2021 tive a oportunidade de participar, como ouvinte/observador, da aula da professora supervisora Mitia Risi.
Nesse contexto, penso como é importante atentarmos para uma pedagogia múltipla, uma vez que estamos em um contexto de ensino jamais vivenciado antes. Logo, faz-se necessário ter compreensão acerca do novo modelo de ensino adotado pelas escolas - ensino remoto - bem como seus desafios. Sendo assim, acho importante pontuar alguns eventos acontecidos nesses dias.
- Primeiramente, destaco a imensa dedicação da professora Mitia em exercer sua função de forma tão eficaz, visto a grande dificuldade do método exigido, devido a vários fatores.
- É notável a dificuldade dos alunos em compreenderem os assuntos abordados de forma remota.
- A preocupação da professora com a manutenção do ambiente admissível para a aula.
- O insistente empenho em tentar manter os alunos concentrados na aula diante de tantos fatores distrativos nesse período, visto que a casa não é uma sala de aula, o que dificulta ainda mais para a professora manter os alunos interessados pela aula.
- O imenso número de alunos participando da aula. Durante a aula na plataforma Google Meet, a transmissão chegou a ter um número gigante de 60 pessoas na aula, contando a professora, os alunos da escola e os bolsistas do Pibid. Observo isso como um impasse enorme para o alcance da eficiência no ensino, visto que torna-se humanamente impossível supervisionar tantas pessoas ao mesmo tempo. Houve vários momentos em que a professora teve que pausar a aula para chamar a atenção de alunos sobre conversas paralelas e falta de atenção no que estava sendo dito, fora a insuficiência na execução das atividades propostas pela professora para os alunos, o que dificulta ainda mais o auxílio na construção do conhecimento.
- Notamos como os alunos se mostraram mais participativos com a presença do subgrupo do Pibid visitante. Mesmo sendo poucos alunos por aula (Pibid), já percebemos que eles se mostramos mais inclinados a facilitar o andamento da aula, contribuindo com as solicitações da professora e participando das reflexões apresentadas por ela.
- Por último, infelizmente, a aula foi vítima de invasões de pessoas não pertencentes ao vínculo escola/universidade. A aula foi marcado por momentos de constrangimento por parte da professora. Os invasores despejaram xingamentos e piado de mal gosto, inundaram o chat com mensagens desapropriadas e faltaram com respeito com um ambiente sério de aprendizagem. Não se sabe como esses invasores conseguiram entrar na aula, mas outras professoras também foram alvo desses ataques tenebrosos que acabam por prejudicar o andamento da aula
Diante disso, noto que existe diversos impasses que impossibilitam haver uma aula decente que possa verdadeiramente contribuir para a construção de um pensamento concreto por parte dos alunos. Ainda assim, mesmo com todas adversidades, a professora Mitia mantém a perseverança para não deixar os obstáculos impedi-la de prosseguir com as aulas e atrapalhar sua pedagogia.
Comentários
Postar um comentário