Reflexão 24
No dia 20/04/2021, acompanhamos mais uma aula da professora Mitia.
Alguns acontecimentos do dia:
- explicação de alguns conceitos sobe separação silábica;
- problemas de evasão escolar. A professora se colocou como responsável por essa evasão;
- explanação sobre atividade de produção de Jornal Digital coletivo;
- Professora demonstrou preocupação por conta das conversas paralelas no chat, as quais não tinha relação com a aula;
- mais uma vez, houve uma invasão de uma pessoa que não fazia parte do grupo de alunos. Entretanto, aconteceu uma abordagem diferente por parte dele: não houve tentativa de atrapalhar a aula; o "aluno" fez perguntas como comuns, demonstrou respeito pelo ambiente e não tentou "derrubar" a aula. Fato curioso, pois foi algo muito menos invasivo do que havíamos visto.
- a aula contou com a participação de mais ou menos 35 pessoas, contanto a professora, os alunos e os bolsistas.
Diante disso, notamos algumas questões.
- A professora usou grande parte do tempo da aula com uma imensa explicação sobre o trabalho de produção do Jornal Digital, que, a meu ver, acabou atrapalhando o andamentos de outros conteúdos que estavam programados para o dia.
- Em um dado momento, a professora fez uso de uma canção para falar sobre o tempo e o amadurecimento como pessoa. Todavia, percebemos que, por ela não ter usado um recurso visual ou auditivo (slide com a letra da música, ou colocado a música para os alunos ouvirem um trecho), mas apenas ter lido parte da letra, isso acabou causando um leve afastamento dos alunos e até dos bolsistas, pois era um foi um momento atípico, no qual foi usado um recurso diferente para exemplificar o que estavam querendo ser abordado, mas enxergamos que a proposta poderia ter sido executada de uma forma que fosse mais atrativa e entendível para todos.
- Posteriormente, sugerimos para professora que poderíamos ajudar com a produção de slides e outros recursos externos que ajudem a trabalhar o conteúdo com mais eficiência.
No geral, as aulas estão sendo bastante proveitosas, o ambiente criado é divertido, acolhedor, e os alunos se sentem a vontade com a professora. Podemos ver que os alunos possuem grande apreço por ela, da mesma forma que ela demonstra grande apreço pelos alunos e pela profissão que promove. Mesmo nessa conjuntura pandêmica e de isolamento social, a professora sempre mantêm grande alegria, vontade e ânimo de dar aula, que são sentimentos difíceis de manter neste momento.
Comentários
Postar um comentário